Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Academia Brasileira de Neurologia faz campanha sobre a doença de Pompe

Neurologista explica o que é, os sintomas, diagnóstico precoce e

Já ouviu falar na doença de Pompe? É uma enfermidade metabólica e hereditária, associada a uma alteração enzimática, dentro do músculo esquelético. A doença é rara, mas atualmente tem uma possiblidade de diagnóstico e tratamento precoce.  Como a doença é rara, o diagnóstico é na maioria das vezes tardio, levando até 14 anos para confirmação precisa. A incidência mundial da doença é de 1 para cada 40 mil nascimentos vivos. A campanha Nacional de Conscientização sobre a Doença de Pompe é realizada durante todo o mês de junho, com mais de 50 eventos em 23 estados.

 

Segundo a médica neurologista e membro da Academia Brasileira de Neurologia, Marcela Machado, a doença fica sob controle com o tratamento, mas não tem cura. Ela diz que é importante frisar que tem duas fases de aparecimento da doença de Pompe na vida: a primeira é um aparecimento precoce, desde o nascimento, com manifestações de fraqueza muscular, alteração do coração muito grande que leva ao óbito da criança nos primeiros meses de vida. Na fase adulta, a doença aparece com desenvolvimento respiratório e motor muito lentamente progressivo. Na criança é possível melhorar a qualidade de vida e o evitar o óbito precoce.

 

Saiba mais sobre a doença de Pompe nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de  Brasília.



Criado em 10/06/2015 - 21:53 e atualizado em 10/06/2015 - 18:29