Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dor crônica: o que é, causas, prevenção e tratamento

Especialista diz que a dor é útil porque é um sinal de alerta do nosso

A dor é útil porque é um sinal de alerta do nosso corpo, mas a dor crônica indica que esse sinal está com defeito. A avaliação é do neurocirurgião Luis Cláudio Modesto. "Quando você dá uma canelada, torce o pé ou pisa num prego, então há uma dor normal, do ponto de vista de que você machucou. No entanto, quando a dor dura muito mais tempo do que o esperado, é desproporcional ao problema ou quando há um fenômeno que não era para sentir dor, então dizemos que a dor se torna uma doença e a chamamos de dor crônica", explica.

 

O médico diz ainda que a dor crônica é real e o paciente sofre muito: "é muito frequante e 40% da população neste momento está sentindo dor há mais de seis meses e desses, 5% estão com tanta dor que nem conseguem levantar da cama ou ir ao banheiro escovar os dentes".

 

Então, o que pode ser feito? O médico neurocirurgião aconselha procurar um especialista em dor, porque muitas medidas podem ser tomadas  inclusive exercícios como pilates  e tratamentos como a acupuntura.

 

Saiba mais sobre o assunto nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Prática de ioga pode ajudar a diminuir dor lombar crônica

Pesquisa inédita mostra como o brasileiro lida com a dor crônica

Criado em 29/06/2015 - 20:06 e atualizado em 29/06/2015 - 16:26