Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tem dúvidas sobre o novo Acordo Ortográfico?

Também foram acrescentadas aquelas três letrinhas ao alfabeto: K, W e

Você tem dúvidas sobre o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa? Confira as dicas da professora Dad Squarisi! Foram acrescentadas aquelas três letrinhas ao alfabeto: K, W e Y, e caiu o trema. Sobre acentuação ela explica que somente as paroxítonas perderam os acentos. "O primeiro grupo de acentos que caiu foi o das duplinhas EEM e OO. Por exemplo: Leem, veem, deem, creem, deem, perdoo, voo, abençoo. São hiatos que antes tinham acento. Agora ficaram sem acento".

 

O segundo agrupo de acento que caiu é o do ditongo aberto: ei e oi. Por exemplo ideia, assembleia, paranoico e heroico. No entanto, o acento se mantém em "herói", porque esta palavra é oxítona, então mantém o acento. Então lençóis, papéis, pastéis, porque são oxítonas. Outro acento que caiu foi quando dá uma quebra de ditongo, quando o U ou I são antecedidos de ditongo. Por exemplo: feiura, Sauipe.

 

E por fim caíram todos os acentos diferenciais: para, pelo (do cachorro), pelo (verbo pelar). A língua portuguesa só tem dois acentos diferenciais, agora, com o Acordo Ortográfico: pode e pôde (passado do verbo poder) e o verbo Pôr mantem o acento, porque ele é monossíllabo.

 

Saiba mais sobre as mudanças da língua portuguesa, nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Reforma ortográfica mudou pouca coisa, diz professora de Português

Dad Squarisi tira dúvidas de português no programa Cotidiano

Criado em 29/06/2015 - 20:35 e atualizado em 29/06/2015 - 16:54