Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

No Dia Mundial do Meio Ambiente, especialista alerta para o desperdício

Relatório das Nações Unidas em 2013 aponta que são desperdiçados mais

Os números assustadores do "Desperdiçômetro" do site Banco de Alimentos mostram que por dia são desperdiçados 3 mil 361 quilos, por hora são desperdiçados 148 mil quilos e por minutos, 2 mil quilos de alimentos são desperdiçados por ano no mundo. Segundo a coordenadora de Nutrição da ONG Banco de Alimentos, Camila Kneip, muitas vezes é difícil quantificar o que é isso, e é no mundo inteiro, em todas as casas, em todas as empresas, o tempo inteiro, sendo que todos nós somos responsáveis por isto.

 

O desperdício acontede de várias maneiras, em todas as etapas da produção e do consumo, desde a produção rural até o transporte, manutenção, comercialização e termina no consumidor final. Os números indicam que um terço do que compramos vai para o lixo. Camila Kneip diz que a cultura do preconceito com as partes não convencionais é muito enraizada, porque as cascas, os talos, as sementes e todas as partes não convencionais concentram um valor nutricional muito grande. E o piror, quando jogamos fora o alimento bom, estamos jogando fora a saúde, analisa a nutricionista.

 

A casca de banana, por exemplo, pode ser utilizada para fazer bolo, brigadeiro, e aprega fibras e potássio, porque a casca da banana tem 5 vezes mais potássio do que a polpa. A banana bem madura também deve ser aproveitada, para fazer bolo e docecom menos açúcar, porque quando ela amadurece, ela concentra mais açúcar natural da fruta. O site do Banco de Alimentos www.bancodealimentos.org.br tem várias dicas e receitas que tratam do aproveitamento integral dos alimentos.

 

Acompanhe esta entrevista sobre o desperdício de alimentos tão mal para o ser humano assim como para o planeta, ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 05/06/2015 - 20:13 e atualizado em 05/06/2015 - 17:01