Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câncer: é necessário a comunicação entre médicos e pacientes

Guia de orientação para profissionais, pacientes e familiares ensina a

A comunicação entre médico e paciente é fundamental para o tratamento de qualquer doença, mas em especial nos casos de câncer. O oncologista Ricardo Camponero criou um guia de orientação sobre como estabelecer uma comunicação efetiva e terapêutica com os pacientes de câncer.

 

O médico relembra que falar de câncer era um tabu, mas a contribuição da imprensa e do rádio ajudou a divulgar a doença, que perdeu o estigma de ficar escondida. "Hoje a pessoa se expõe e os diálogos ficam muito mais fáceis", avalia . Na avaliação do oncologista, o estigma de doença grave do câncer ficou no passado porque as chances de cura aumentaram muito, basicamente pela prevenção e pelo diagnóstico precoce.

 

Ricardo Camponero ressalta a importância do diagnóstico precoce: "quem procura, acha a tempo de ficar curado; e quem não procura, acha tarde demais". Para ele, o importante é ler sobre o assunto, pesquisar, fazer os exames necessários, para que, se proventura tiver o diagnóstico, seja o mais precoce possível.

 

Com 30 anos de experiência, o oncologista avalia que o profissional de saúde precisa saber reagir às perdas e aprender lidar com isso é fundamental para o sucesso na profissão.

 

Confira esta entrevista na íntegra ao programa Cotidiano na Rádio Nacional de Brasília.



Prevenção ao câncer de testículo

Avanço no tratamento de câncer raro

Criado em 28/07/2015 - 19:34 e atualizado em 28/07/2015 - 16:26