Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aprenda mais sobre acentuação no quadro "É assim que se fala"

Saiba ainda a diferença no uso de "todo" e "todo o"

O quadro "É assim que se fala" do programa Cotidiano conversou mais uma vez com a professora de Português, Dad Squarisi. O tema dessa vez foi acentuação. A dúvida do ouvinte Fernando é se a palavra abençoe tem acento. Dad explica que abençoe não tem acento porque é do mesmo time das palavras perdoe, coroe e voe. No entanto, a professora lembra que a palavra "bênção" leva acento circunflexo e o til, mas existe também "benção", sem o acento circunflexo.

 

Outra dúvida sanada foi da ouvinte Ângela. Ela quis saber quando é que se deve falar: "todo" ou "todo o". A professora Dad Sqiarizi explica que há muita confusão, mas a questão é a seguinte: "quando você fala 'todo homem é mortal' significa que qualquer homem é mortal. Então 'todo' sozinho significa qualquer. Agora 'todo o' significa conjunto, totalidade. Exemplo: conheço todo o mundo, li todo o livro, significa que visitou a totalidade dos países ou que leu o livro capa a capa".

 

Outra dúvida é a palavra televisionado ou televisado. A professoa diz que existem as duas palavras: televisionadoé o que é transmitido pela televisão; e televisado é o que é visado à distância, tem a ver com visar, mirar, estar de olho.

 

Tire suas dúvidas de Português com a professora Dad Squarisi que é colunista, editora e escritora! O quadro "É assim que se fala" vai ao ar todas as segundas-feiras, no programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.



Aprenda dicas de português no Assim Que Se Fala, do programa Cotidiano

Criado em 27/07/2015 - 19:55 e atualizado em 27/07/2015 - 16:51