Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Oftalmologista esclarece se é possível que bebê fique cego após foto com flash

Na avaliação do médico, a criança chinesa que ficou parcialmente cega

Você sabia que um bebê chinês ficou parcialmente cego após foto com flash. Ele teve essa redução parcial da visão em um dos olhos e perda total da vista no outro olho. Ele tinha apenas três meses quando uma pessoa amiga da família chegou muito perto da criança e usou a máquina fotográfica com flash para fotografá-lo.

 

O programa Cotidiano entrevistou o oftalmologista Tarcísio Shirmberck  para trazer esclarecimentos à respeito desse assunto. Ele diz que na área oftalmológica tem que ter muita cautela ao dizer que essa perda de visão foi causada realmente pelo flash, porque isso geralmente não acontece. Por outro lado, não pode dizer que não aconteceu, porque não sabe examente o que tem no olho dessa criança.


O oftalmologista ressalta que é importante observar que às vezes a pessoa já tem alguma alteração nos olhos e acontece algum evento, como cair um cisco no olhos, ou leva uma pancada, e quando a pessoa vai ao oftalmologista, descobre que tem uma perda de visão no olho machucado. Então, o mais provável é que essa criança chinesa já tinha alguma alteração prévia nos olhos antes da foto, e que o flash de luz foi o fator desencadeante para o pai levar o bebê ao médico.


Shirmberck diz que o reflexo da neve branca e do sol nos olhos em tempo prolongado, isto pode sim causar lesão na retina e por isto deve-se usar os óculos de proteção.


Ouça as informações do oftalmologista nesta entrevista ao programa Cotidiano, com apresentação da jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



Moda nas baladas, vodca no olho pode causar lesões graves e até cegueira

80% dos casos de cegueira podem ser evitados no Brasil

Criado em 03/08/2015 - 20:55 e atualizado em 03/08/2015 - 17:46