Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

É Assim Que se Fala: saiba como utilizar corretamente o pronome mesmo

Dúvidas sobre palavras ou locuções e formas de escrever e falar são

A professora, colunista de jornal com dicas de Português, escritora e autoras de livros, Dad Squarisi tira dúvidas da língua portuguesa no quadro "É Assim Que se Fala, do programa Cotidiano. A primeira dúvida é do ouvinte Marcos, de Planaltina, ele quer saber se refugiado e imigrante são sinônimos. A professora explica que não. "Imigrante é a pessoa que deixa seu país e vai para outro , mas não sairam fugidas". "Refugiado vem de fugir.  É quando alguém foge do seu país por qualquer motivo". "Os dois saem ou emigram, mas um porque quis e o outro porque fugiu. Por isso, o nome refugiado, de refúgio, fuga", explica.

 

Outra dúvida sanada foi sobre o uso do pronome "mesmo". A professora explica que o pronome "mesmo" não pode substituir o substantivo nem pronome pessoal. Segundo a professora, um erro muito comum pode ser visto naquelas placas de elevador: "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra neste andar. Está errado. Deveria ser assim: verifique se ele está neste andar. Como núcleo do sujeito, nunca devemos usar o pronome "mesmo". Então, como pode ser usado o pronome "mesmo"? Assim: Falei com a mesma pessoa ontem. Eu mesma fiz a comida. Nós mesmos saimos de casa às 8h", explica.

 

Ouças outras dicas as explicações da professora sobre as dúvidas da língua portuguesa nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Confira dicas de português no programa Cotidiano

Ouça dicas de Português no programa Cotidiano

Criado em 31/08/2015 - 19:36 e atualizado em 31/08/2015 - 16:35