Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exagerar no açúcar faz mal até para a visão

Quando a glicemia aumenta muito a pessoa desenvolve a miopia, ou seja

Você sabia que se o consumo exagerado de açúcar pode ser prejudicial até mesmo pra visão? Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto,quando a glicemia aumenta muito a pessoa melhora a visão de perto e piora a de longe. Mas  quando a pessoa regulariza a glicemia, ocorre o inverso, melhora a visão para longe e piora para perto, por causa de um desequilíbrio dos líquidos intra e extra-celular por processos isotônicos que acontecem nas células do cristalino. Esse inchaço e desinchaço do cristalino leva o paciente a desenvolver também a catarata mais precocemente.

 

O médico lembra ainda que no caso do diabético, depois de um certo tempo da glicemia não controlada, ele desenvolve outra doença ocular que é altamente incapacitante que é a retinopatia diabética. "Por isso é muito importante o controle da glicemia e o diagnóstico precoce do diabetes, porque o brasileiro consome muito mais açúcar do que outros povos. Até 2015, podemos ter uma explosão do número de diabéticos no nosso país", alerta o médico.

 

Ele diz que a pessoa tem sempre a chance de ter diabetes, por causa do consumo dos refrigerantes, dos sucos industrializados, pois o fígado fica sobrecarregado, para conversão desses nutrientes em gordura, por isso é preciso ter muito cuidado com a alimentação.

 

Saiba mais sobre esse assunto nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Projeto da Universidade de Brasília acompanha pacientes com Diabetes

Oftalmologista alerta: dietas podem interferir na visão

Criado em 18/08/2015 - 22:13 e atualizado em 19/08/2015 - 11:33