Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ministério da Agricultura faz campanha bagagem legal e segura para o país

Há muitas coisas que não podem entrar nem sair do Brasil e por isto o

O programa Cotidiano desta quinta- feira (6) falou sobre a campanha bagagem legal. Você sabia que nem tudo que pode entrar e sair do Brasil? Para tratar do assunto, conversamos com o chefe da unidade da Vigilância Agropecuária do Aeroporto de Brasília (Vigiagro), Fábio Schwinge .

 

 "É bom ficar em alerta porque não é tudo que se pode trazer. O Brasil é um país agropecuário com 30% do PIB girando neste setor, e por isso tem que haver  atenção especial para não introduzir alguma praga ou doença que afete nossa produção e essa restrição de ingresso de produtos agropecuários é tanto para o modal aéreo, terrestre ou marítimo. O Vigiagro é o sistema criado para zelar pelo ingresso de produtos agropecuários somente autorizados para dentro do Brasil", esclarece. 

 

O chefe da unidade da Vigiagro cita o doce de leite do Uruguai, por exemplo, como um ítem de muita discussão, porque o produto é bastante processado, em altas temperaturas, mas este produto de inspeção federal não entra, porque há risco de produção, assim definido pelo Ministério da Agricultura e por isso é proibida a entrada no Brasil.

 

Ele diz que os ítens agropecuários estão sujeitos a uma avaliação para ingressar, mediante garantia de que não veiculem alguma praga ou doença animal.É feita a certificação sanitária ou fitosanitária internacional, no caso de produto de origem vegetal. Essa certificação é emitida pelo país de origem do produto, chancelando a qualidade e sanidade desse alimento e aqui no Brasil, é checado também em esfera federal, para verificar se atende aos requisitos brasileiros de ingresso.

 

Ouça as orientações sobre ingresso de produtos agropecuários no Brasil, nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



Produto orgânico tem que ter garantia de procedência

Criado em 06/08/2015 - 21:19 e atualizado em 06/08/2015 - 18:04