Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Seminário discute doenças crônicas não transmissíveis

Estudos recentes sobre as doenças crônicas não transmsissíveis foram

O Seminário de Doenças Crônicas, que acontece em Brasília, discute dados recentes sobre as doenças crônicas não transmissíveis. Para falar sobre esse tema, o Cotidiano entrevistou a endocrinologista e epidemiologista, Maria Ines Shmidt, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Ela explica que são consideradas doenças crônicas não transmissíveis as que não são causadas por agentes infecciosos, e, em geral, não têm cura. Fazem parte desse grupo doenças como câncer, cardiovasculares, diabetes e as doenças respiratórias crônicas.

 

De acordo com a endocrinologista, o diabetes é uma das doenças crônicas que os médicos se preocupam mais com o aumento da prevalência, na medida que vai passando o tempo. Hoje, mais ou menos 6% de toda população brasileira com 18 ou mais têm diabetes, mas se olhamos no aumento da idade, se vê que há um aumento importante, porque a partir de 60 anos, uma em cada três tem diabete.

 

"Antigamente se dizia que essas doenças eram de ricos e de países ricos do hemisfério Norte, mas hoje o cenário é global. Todos nós passamos pelos mesmos riscos de alimentação exequável e baixa atividade física", ressalta a epidemiologista.

 

Maria Ines Shmidt aconselha as pessoas a irem mais à feira, comprar os produtos naturais, voltar a cozinhar e organizar a geladeira e as compras de modo que tudo fique fácil de fazer. Ela diz que não é mais caro e não leva mais tempo. 

 

Confira as informações nesta entrevista ao Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília. O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 14 horas.



Alimentação saudável ajuda na prevenção e no controle do diabetes

Endocrinologista alerta a população sobre os riscos da obesidade

Criado em 26/08/2015 - 20:01 e atualizado em 26/08/2015 - 17:02