Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil é o penúltimo no ranking de sorrisos no atendimento ao cliente

Pesquisa foi feita em 69 países por duas empresas especializadas em

O Brasil ficou em penúltimo lugar no ranking de sorrisos no atendimento ao cliente, conforme pesquisa feita em 69 países, por duas empresas especializadas em clientes secretos ou efetivos, com hábitos de compras e de viagens. A região mais séria é o Sul do país, as mais simpáticas são do Rio de Janeiro, Bahia e Recife. No geral, o povo está mais fechado. Já o país campeão, com 97% na simpatia nas vendas foi Irlanda. O Cotidiano conversou com a  a coordenadora do Estudo no Brasil e presidente da Shopper Experience, Stella Kochen Suskind.

 

Ela explica que metodologia adotada na pesquisa foi a secret shopper, ou clientes secretos, que são clientes efetivos, com hábitos de compras, que visitam lojas, hotéis, viajam de avião, vão a agências bancárias, e que foram contratados para checar a qualidade dos serviços e do atendimento de cada um desses locais. Por meio deles, houve a real experiência com as marcas, porque ele verificou se o vendedor sorriu, se cumprimentou, se fez vendas adicionais, e essas foram abordadas na pequisa Smalling Repport, com mais de um milhão de pessoas.

 

Segundo a coordenadora o público ficou surpreso com o resultado da pesquisa, mas a verdade é que há algum tempo os vendedores deixaram de sorrir e de acolher os clientes em lojas e prestadoras de serviços. Entre os fatores importantes para esse resultado estão: seleção e o treinamento.

 

Confira mais dados desta pesquisa sobre atendimento ao público nesta entrevista ao Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Lei obriga a presença do cliente em compras com cartões

Crise financeira: como manter clientes? Confira as dicas!

Criado em 01/09/2015 - 20:12 e atualizado em 01/09/2015 - 17:05