Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Diabetes: uma doença silenciosa

Pouco mais que 6% das pessoas sabem que tem diabetes mas para cada uma

A diabetes acomete cerca de 6% da população brasileira, mas por ser uma doença considerada silenciosa, estima-se que o índice de portadores seja muito mais alto, chegando até a 12%. Segundo o médico internista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bruce Duncan, além dessas estimativas, cerca de um terço dos brasileiros têm a chance de desenvolver diabetes.

 

O médico explica que existem dois tipos de diabetes. O tipo 1 que atinge o menor número de pacientes, entre 5% e 10%, é aquele tipo que a pessoa já nasce com a doença. Já o tipo 2 tem relação com os hábitos de vida,e em geral aparece em pessoas sem atividade física, alimentação inadequada, que desenvolvem sobrepeso ao longo da vida, com isso estressam o sistema metabólico e o resultado é diabetes.

 

O médico diz que lamentavelmente têm aumentado o diabetes do tipo 2, e os dados mais recentes demonstram que a doença vem aumentando juntamente com o aumento da obesidade, falta de atividade física e alimentação errada.

 

Saiba mais sobre a doença nesta entrevista ao programa Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Alimentação saudável ajuda na prevenção e no controle do diabetes

Projeto da Universidade de Brasília acompanha pacientes com Diabetes

Criado em 02/09/2015 - 18:56 e atualizado em 02/09/2015 - 15:48