Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nódulos na tireóide vão afetar 60% da população brasileira durante a vida

Alterações nessa glândula podem afetar diversas funções do organismo,

A Sociedade Brasleira de Endocrinologia estima que nódulos da tireóide vão afetar 60% da população brasileira no decorrer da vida. Essas alterações podem afetar diversas funções do organismo, além do que 5% são cancerígenas. Sobre o assunto, o programa Cotidiano conversou com o radiologista Gleidson Viana.

 

Segundo ele, os nódulos na tireóide são mais recorrentes em mulheres e idosos, mas mesmo asssim, a ocorrência é muito alta na população. A glândula da tireóide é a que regula todo o nosso sistema e o hormônio produzido por ela é essencial para todo o funcionamento correto do corpo, como temperatura, sono, controle emocional, funcionamento intestinal, controle do peso. Segundo o médico, inflamação, excesso ou redução do hormônio da tireoide causam problemas no corpo humano, desencadeando sintomas como ganho de peso, sonolência e entre outros.

 

Quem suspeitar ter problemas na tireóide deve procurar um endocrinologista, que vai examinar a região do pescoço e pedir os exames complementares que vão avaliar a tireóide. Segundo o médico, o melhor exame de imagem para esta avaliação é a ultrassonografia, mesmo que sejam pequenos os nódulos. Com este exame juntamente com o de sangue o médico faz o acompanhamento e verifica a existência ou não de nódulos, e se são malignos ou benignos.

 

Saiba mais sobre os problemas da glândula tireóide nesta entrevista ao Cotidiano, com Alisson Machado, na Rádio Nacional de Brasília.



IBGE aponta que maioria da população idosa apresenta alguma doença crônica

Criado em 08/09/2015 - 19:17 e atualizado em 08/09/2015 - 16:15