Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aluna da UnB é primeira mulher cigana a concluir doutorado na América Latina

Paula Soria é doutora em Literatura, apesar da educação restrita à

O povo cigano tradicionalmente é ligado a educação oral. Apesar desse contexto, Paula Soria se tornou a primeira cigana da América da Latina a concluir doutorado em Literatura pela Universidade de Brasília. Ela fez sua tese de doutorado sobre a literatura do povo romany.

 

A doutora explica que o povo romany mantém a cultural oral, para evitar a cultura, a assimilação passada inclusive nas escolas. Conta que é comum que a mulher cigana seja proibida de estudar, já que aos 12 anos a menina deve se preparar para o casamento. Além disso, por serem nômades, os ciganos não se fixam num lugar e isso também dificulta a frequência em escolas. Por todos esses motivos, explica que a literatura romany é restrita, mas traz muitos elementos novos em termos de reconstrução de identidade, de memórias do povo cigano.

 

A doutora Paula Soria diz que enfrentou muitas barreiras para estudar e ficou por muito tempo sem falar com seu povo, mas já conseguiu voltar ao relacionamento antigo com seus parentes e alguns já conseguem entender que as mulheres também podem trazer grandes ganhos ao seu povo. Paula Soria também tem duas graduações, em Jornalismo e Artes Cênicas e um mestrado também em Literatura.

 

Saiba mais sobre a cultura romany ou romanês ou povo cigano nesta entrevista ao Cotidiano, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação de Luiza Inez Vilela.



Aluna da UnB é primeira cigana a concluir doutorado na América Latina

Criado em 06/10/2015 - 21:55 e atualizado em 07/10/2015 - 10:58