Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

OAB dá título de advogado a Luiz Gama, abolicionista que libertou 500 escravos

Luiz Gama libertou mais de 500 negros, sem ter nem cursado Direito e

A OAB concedeu no mês de novembro, o título de advogado a Luiz Gama, um dos abolicionista da história que mesmo sem ser advogado, libertou mais de 500 escravos. O título de advogado foi dado a Luiz Gama 133 anos depois de sua morte, em 1882. Sobre esse personagem da história brasileira, o Cotidiano conversou com o professor Luis Carlos Santos, autor de uma biografia do abolicionista.

 

De acordo com o professor, Luiz Gama foi o primeiro personagem, militante, que depois de Zumbi dos Palmares, assume a negritude em plena soociedade escravista. Segundo o professor, escrever a história de Luiz Gama não foi difícil, mas que a maior dificuldade encontrada foi que os documentos históricos ficam invisíveis, porque, segundo ele, o racismo da sociedade brasileira é institucional e muito amplo e torna invisível as personagens negras importantes.

 

Luiz Gama foi jornalista e também um grande escritor. Para o professor, ele foi o maior poeta satírico brasileiro, embora não seja reconhecido.

 

O historiador da USP conta que Luiz Gama, além de abolicionista, era um republicano e em pleno Império, ele tinha ideias bem avançadas para a época dele.

 

Acompanhe esta entrevista sobre o abolicionista, jornalista, poeta e rábula Luiz Gama, ao programa Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 10/12/2015 - 20:36 e atualizado em 10/12/2015 - 18:35