Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cirurgia ocular em bebês passa a ser coberta por de planos de saúde

Oftalmologista diz que isto significa uma grande vitória da sociedade

Cirurgia ocular em bebês prematuros passa a ter cobertura dos planos de saúde. Oftalmologista diz que isto significa uma grande vitória da sociedade porque esta doença é ainda pouco conhecida mas muito frequente. O médico oftalmologista, especialista em Retina,  Ramon Carlos Martins, participou do Cotidiano e explicou o que é esta cirurgia ocular em pré-maturos e outros casos.

 

Pata o médico esta medida para que os planos de saúde aceite cobrir o tratamento da retinoplastia da prematuridade é importante porque se não houver a devida atenção, os bebês que nascem prematuro ou que nascem com o problema precisam do tratamento urgente, logo no início. Então, a partir de agora, com esta cobertura, o recém-nascido recebe o tratamento e faz o laser na hora certa, nos casos mais graves.

 

A criança prematura ainda não tem completamente formados os seus órgãos. O nosso olho é formado no útero da mãe, a partir da sétima semana de gestão. Com o passar dos meses, o olho em geral vai se maturando, sendo que o término ocorre por volta das 45 semanas. Então, o bebê pode nascer nessa fase e a retina ainda não ter amadurecido ou formado os vasos. O que ocorre então com o prematuro é que a retina é bem menos formada, mas isto não ocorre na maioria dos recém-nascidos, somente nos que nascem abaixo das 32 semanas e com peso abaixo de um quilo e meio.

 

Então, esse grupo com risco deve ser muito bem avaliado, porque a maioria vai desenvolver o olho normalmente mas tem um pequeno grupo que poderá precisar de cirurgia urgente. Saiba mais sobre a retinoplastia da prematuridade nesta entrevista ao Cotidiano, com Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.

 



Criado em 22/01/2016 - 17:26 e atualizado em 22/01/2016 - 15:35