Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Depressão em idosos: conheça alguns sintomas

Especialista diz que no idoso a depressão aparece de forma diferente

O Brasil tem mais de 20 milhões de pessoas com mais de 60 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa é que até 2055 esse número supere a quantidade de brasileiros com até 29 anos. O Cotidiano desta sexta- feira (29) trouxe como tema a relação dos idosos com a depressão. Sobre o assunto, o programa conversou com a psiquiatra, Helena Moura, que atua também em psicogeriatria. 

 

Ela diz que no idoso a depressão é diferente e não segue o padrão clássico: "ela vive se queixando de alguma dor,  vai em vários médicos e não consegue melhorar, mas aparece a dor em outra parte do corpo", diz. Segundo a psicogeriatria, a pessoa não melhora, porque o problema principal não é físico e sim emocional. 

 

Segundo a psiquiatra, o que na maioria das vezes leva o idoso a depressão é o aspecto social, quando perde uma pessoa importante, surgem doenças ou problemas que causam limitações.

 

Helena Moura lembra que existe a fila do idoso, mas o atendente não percebe que o idoso tem mais dificuldade de ouvir ou processar a informação, e isso gera aquela impaciência, e o idoso pode acabar se sentindo mal.

 

Acompanhe esta entrevista na íntegra sobre a depressão em pessoas idosas, ao Cotidiano, com apresentação de Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Catarata piora qualidade de vida e depressão em idosos

Criado em 29/01/2016 - 18:59 e atualizado em 29/01/2016 - 16:59