Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Campanha alerta mulher para cuidados com o coração

Infarto feminino aumentou de 10% para 45% em cinco décadas

O programa Cotidiano deste sexta-feira (30) informa que 29 de setembro é o Dia Mundial do Coração, e estamos no Setembro Vermelho, o mês de alerta para as doenças cardíacas, muitas delas evitáveis.  A Sociedade Brasilera de Clínica Médica (SBCM) lança a Campanha Mulher Coração para chamar a atenção das mulheres para os riscos das doenças cardíacas. É que o número de infarto em mulheres aumentou muito. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), em cinco décadas, passou de 10% para 48%. E tem um detalhe muito importante: os sinais de infato na mulher costumam ser diferentes dos sintomas nos homens.

 

O presidente da SBCM, Antônio Carlos Lopes, em entrevista ao programa, fala da Campanha Mulher Coração que pretende alertar para os cuidados preventivos para as doenças cardiovasculares. A mudança no estilo de vida, muitas vezes estressante, associada ao tabagismo, e o diabetes tipo 2, entre outros fatores, contribuem para que as doenças cardíacas tenham aumentado muito entre as mulheres.

 

Cuidados com a alimentação, atividade física e check-up periódico são recomendados.  Alerta o clínico geral: "As pessoas devem ficar atentas porque o infarto, embora seja súbito, os sintomas aparecem um tempo antes. É dor no peito quando anda, é dor no braço quando vai fazer a caminhada, é dor na boca do estômago, é dor na mandíbula. Então, qualquer dor que acarrete um aspecto um pouco estranho para o paciente, uma sudorese, palidez, um cansaço, são sinais de alarme que exigem uma consulta clínica bem realizada.

 

Acompanhe a entrevista completa no player acima.



Criado em 30/09/2016 - 20:07 e atualizado em 30/09/2016 - 17:07