Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cultura é Você homenageia escritora Rachel de Queiroz

Escritora cearense foi a primeira mulher a integrar a Academia

Nesta semana, o Cultura é Você dá destaque a uma das maiores escritoras brasileiras: a cearense Rachel de Queiroz, que completaria 106 anos neste mês de novembro.

 

Nascida em Fortaleza e criada em Quixadá, Rachel foi a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras. Em 1930, ela publicou seu primeiro romance, intitulado "O Quinze". O nome faz referência a um dos períodos mais sofridos na história do Ceará. A seca de 1915 devorou plantações e criações de gado, multiplicou o desemprego e matou milhares de pessoas.

 

O programa desta semana recria trechos do livro em que ela descreve a saga dos retirantes Chico Bento e Cordulina. O casal iniciou com os filhos uma dolorosa viagem a pé, rumo a Fortaleza. No caminho, a família enfrenta diversas dificuldades, especialmente a fome e a sede. Alucinada de fome, uma das crianças come uma planta tóxica e morre. Esse enredo forte, triste e maduro foi criado por Rachel de Queiroz quando ela tinha apenas dezenove anos.

 

Confira mais informações no player acima.

 

Cultura é Você é produzido e apresentado por Isabela Azevedo e vai ao ar, em diversos horários, nas emissoras de rádio da EBC. Para oferecer sugestões ao programa, envie um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.



Literatura brasileira sofre grandes perdas nas últimas semanas

Criado em 23/11/2016 - 18:35 e atualizado em 23/11/2016 - 18:57