Rede "Não Bata, Eduque" lembra os dois anos da Lei Menino Bernardo

Aniversário da Lei foi celebrado no Rio com programação extensa e lançamento de cartilha para jornalistas
Debate sobre a Lei Menino Bernardo destaca educação sem violência
Debate sobre a Lei Menino Bernardo destaca educação sem violência Divulgação

Você se lembra do caso do menino Bernardo Boldrini que era vítima de maus-tratos do pai e da madrasta, e mesmo após denúcia, acabou morrendo? A Lei da Palmada, mais conhecida hoje como a Lei Menino Bernardo, completou dois anos de promulgação no dia 26 de junho e para lembrar a data o Ecos da Terra foi ouvir a coordenadora da Rede "Não Bata, Eduque", Márcia Oliveira.
 
Para lembrar os desafios e comemorar as vitórias da Lei nº 13.010 de 2014, a Rede promoveu no dia 29 de junho um encontro no Rio de Janeiro com rodas de debate, visita guiada à exposição “Toda casa tem que ter carinho” - desenvolvido pela Fundação Xuxa Meneghel -, e o lançamento do Guia Online “Castigos físicos e humilhantes - guia de referência para cobertura jornalística", da Série Jornalista Amigo da Criança da ANDI – Comunicação e Direitos.
 
“Os jornalistas precisam abordar de forma mais qualificada o tema, não minimizando a questão com frases como ‘é só uma palmadinha’. A violência doméstica atinge mais de 18 mil crianças por dia no Brasil e não deve ser tratada pela imprensa de maneira banalizada”, enfatiza Márcia Oliveira.
 
Só em 2015, o Disque 100 recebeu mais de 80 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, sendo os tipos mais frequentes a negligência, violência psicológica e violência física. Embora o número mostre diminuição de cerca de 40% em relação a 2013; 10% a 2014, ano de aprovação da lei; o número ainda é alto e preocupante.
 
Ouça a entrevista completa no player acima.
 

O Ecos da Terra - Gênero e Sustentabilidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 10h às 11h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro - 800 kHz com apresentação de Denise Viola. Participe do programa ao vivo pelo telefone (21) 2117-6922 ou mande mensagem através do Whatsapp (21) 99864-0238.
 

Produtor
Jose Freitas, Simone Magalhães, Jéssica Ferreira e Denise Viola
Ecos da Terra - Gênero e Sustentabilidade
em
08/07/2016 - 09:37
atualizado em
08/07/2016 - 16:35