Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Em Conta homenageia colônia japonesa no aniversário de chegada ao Brasil

Imigração japonesa começou oficialmente no Brasil no dia 18 de junho de 1908 com a chegada de 781 lavradores para trabalhar nas fazendas de café no interior de São Paulo

Em Conta

No AR em 19/06/2017 - 08:13

A imigração japonesa começa oficialmente no Brasil no dia 18 de junho de 1908 com a chegada de 781 lavradores para trabalhar nas fazendas de café no interior de São Paulo. Ao contrário dos outros imigrantes chegados ao Brasil, os japoneses vinham, até por contrato, com a família inteira, além da formação bem superior aos outros da época.

A colônia japonesa então saiu do campo, partiu para as hortaliças ao redor das cidades, mudando a dieta brasileira, e hoje está presente em todos os setores da economia.

Por isso, este Em Conta conversa com o diretor acadêmico das Faculdades Rio Branco, em São Paulo, Alexandre Ratsuo Uehara.

Entre outras influências dos imigrantes japoneses no Brasil, o professor destaca, por exemplo, a chegada da soja, levando o Brasil a ser hoje o maior produtor do mundo.

Para ouvir a entrevista-homenagem deste Em Conta à colônia japonesa no Brasil, clique no player acima.

O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 (horário de Brasília) nas Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br

Mais do programa