Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda para que serve o índice oficial de inflação (IPCA)

Professor de Finanças do Ibmec/DF, Marcos Melo, explica como o índice é calculado e quais as influências dele na economia brasileira

No AR em 20/09/2017 - 07:37

Você sabe o que é índice de inflação? Muita gente tem dúvidas sobre ele, começando pelo oficial, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado todo mês pelo IBGE. Para esclarecer a questão, o programa Em Conta entrevistou o professor de Finanças do Ibmec-DF, Marcos Melo.

"Existem vários índices de inflação. Basicamente, os índices vão tentar mostrar a mesma coisa: qual é a velocidade de variação de preços de diversos itens", explica.

Além de esclarecer dúvidas dos ouvintes, como "a gasolina aumentou 10% mas a inflação continua nos 2,70%"; e "se a inflação ficar abaixo do teto mínimo, que é de 2,50%, é bom?", Melo chama atenção para o reajuste anual dos salários ser feito, normalmente, pelo índice de inflação acumulado no passado e não uma projeção do mesmo para os próximos 12 meses.

Ouça o programa:

 

Ainda neste programa temos a participação das repórteres EBC Kelly Oliveira, de Brasília (Boletim Focus), Luanda Belo, de São Luís (Gasolina) e Tâmara Freire, do Rio (Plano de Saúde).

Veja aqui a chamada deste programa na página da Rádio Nacional de Brasília no Facebook.

O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, com 30 minutos de duração, a partir de uma da tarde (horário de Brasília) nas Rádio Nacional da Amazônia. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br

Criado em 20/09/2017 - 07:42 - Episódio Em Conta: entenda para que serve o índice oficial de inflação (IPCA)