Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista explica detalhes da Lei da Arbitragem

Ela é usada em casos de conflitos em contratos milionários e tem o valor de uma decisão judicial

No AR em 27/12/2017 - 09:00

A Entrevista de Valor deste Em Conta é com o presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, advogado Carlos Forbes.

Segundo o entrevistado, a Lei de Arbitragem existe desde 1996 e permite que um grupo de especialistas no assunto que estiver em conflito num contrato, inclusive internacional, tome uma decisão, que leva dois anos em média, e que tem o mesmo valor de uma decisão judicial.

“Isto dá uma segurança jurídica porque a decisão tomada está prevista em contrato, não vai ter revisão e nem os recursos infinitos que existem bastante no Judiciário e é imediatamente executada”, garante Carlos Forbes.

Outro ponto lembrado pelo especialista é que este sistema de arbitragem em conflitos nos contratos milionários é que garante maior participação de investimentos do exterior, tanto que os investidores estrangeiros sempre exigem que isto esteja no contrato.

Já o Trocando em Miúdo, que também pode ser ouvido neste programa, detalha a nova regra, que está valendo a partir de hoje (27), na retirada de dinheiro vivo, da sua conta, no banco, a partir de R$50 mil. Agora tem que dizer onde vai usar este dinheiro.

Ouça o programa na íntegra:

 

O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 13 (horário de Brasília) na Rádio Nacional da Amazônia. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br

Criado em 27/12/2017 - 09:04 - Episódio Especialista explica detalhes da Lei da Arbitragem