Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba porque o reajuste do salário mínimo ficou abaixo da inflação

Entenda também porque a escola particular pode aumentar a matrícula deste ano acima da inflação

No AR em 02/01/2018 - 10:29

Dois assuntos se cruzam neste Em Conta (02-2018): de um lado, o reajuste do salário mínimo abaixo da inflação acumulada até novembro do ano passado, que foi de 1,88% medida pelo IPCA, e, do outro, porque as escolas particulares podem, e já estão fazendo, reajustar as matrículas bem acima da mesma inflação.
 

Quanto ao salário, neste ano os reajustes das aposentadorias e do teto do INSS ficam acima do reajuste dado ao salário mínimo porque acompanham a inflação total, que é de 1,88%. Saiba também o que muda nas parcelas mensais pagas por autônomos, micro-empreendedores individuais, donas de casa de baixa renda e outros.
 

Sobre a cobrança de matrículas em escolas particulares a vice-presidente da Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, também explica que elas podem reajustar bem acima da inflação e, inclusive, recusar matrícula de alunos cujos pais estejam devendo mensalidades do ano passado, o que pode ser seguido por outras escolas.
 

Para saber dos detalhes, ouça o programa:


Participe através do nosso e-mail: emconta@ebc.com.br.


O Em Conta– a economia que você entende - vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 13h (horário de Brasília) na Rádio Nacional da Amazônia. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Criado em 02/01/2018 - 10:34 - Episódio Saiba porque o reajuste do salário mínimo ficou abaixo da inflação