Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Reajuste pelo salário-mínimo para todos os aposentados chega no Senado

Para o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, há chances da

Para o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, há chances da Medida Provisória, aprovada na Câmara, passar pelo Senado.

 

A discussão, que recomeça a partir de hoje (30), com a chegada ao Senado Federal da Medida Provisória com a forma de calcular o reajuste anual do salário-mínimo, onde foi incluída, na Câmara dos Deputados,  a emenda valendo para todos os aposentados do INSS, é o ponto central deste Em Conta.

 

Por isso, o convidado na Entrevista de Valor é o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, que é a favor da manutenção de emenda que beneficia todos os aposentados e pensionistas do INSS. Segundo ele, a desculpa do governo, para vetar a emenda, quando chegar no Executivo, não vale porque “se cortar em alguns setores, vai haver dinheiro para o aposentado”. Ele também explica que ela só vale a partir de quando o crescimento econômico brasileiro voltar a crescer.

 

Entenda nova regra para reajuste de aposentadorias aprovada pela Câmara

 

Outro ponto colocado em discussão, a partir de hoje, é sobre o veto que o governo promete fazer caso o Senado aprove o já aprovado na Câmara. É que existem dúvidas se ele pode vetar apenas a emenda ou toda a Medida Provisória, o que colocaria em risco, além de atrasar, toda a fórmula de reajuste anual que beneficia os que recebem um salário-mínimo, sejam aposentados ou não.

 

Os repórteres Lucas Pordeus Leon e Priscila Mazenotti também informam o que foi, de fato, aprovado na Câmara e quais são as reações. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, por exemplo, achou a medida prejudicial, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, diz que o assunto precisa ser melhor discutido antes de ser colocado em votação.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br



Novo cálculo para aposentadoria passa a valer e muda gradualmente até 2022

Criado em 30/06/2015 - 12:14 e atualizado em 01/07/2015 - 08:30