Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cuidado na hora de emprestar dinheiro ou ser fiador; ouça especialista

É a recomendação do promotor de Justiça do Consumidor, Lélio Braga

O Em Conta desta segunda-feira (27) se concentra no problema que atinge as pessoas que não sabem dizer não quando são procuradas, até por um parente, para emprestar seu nome num empréstimo no banco, ou fazer uma compra no cartão de crédito ou até mesmo ser fiador de alguém.

 

O promotor de Justiça do Consumidor e Saúde do Idoso, do Ministério Público de Minas Gerais, professor Lélio Braga Calhau, é o nosso convidado na Entrevista de Valor, até porque ele conhece situações constrangedoras, por conta de seu trabalho. Ele também administra, na internet, a sua página educacaofinanceiraparatodos.com

 

Entre as piores situações que podem acontecer para quem empresta seu nome estão as que acontecem dentro de casa, diz o promotor, atingindo os idosos, que na verdade são “a parte mais frágil que costuma ser atingida pela falta de ética de um parente”.

 

Nesta questão dos parentes que usam o nome do idoso para se endividar (consignado e cartão de crédito, entre outros), o promotor lembra que há casos, na Justiça, com provas consistentes, em que o empréstimo pode até ser suspenso e o irresponsável ser preso.

 

Outro ponto lembrado para quem empresta para pessoas inescrupulosas, mesmo que sejam parentes ou amigos, é o do carro, por exemplo. A pessoa empresta, quem levou atropela um pedestre, ou outra coisa pior, e o responsável acaba sendo quem emprestou o carro, mesmo que seja para o filho.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 27/07/2015 - 12:30 e atualizado em 27/07/2015 - 15:20