Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como funciona o novo eSocial para médias e grandes empresas

Quem explica é o representante do Conselho Federal de Economia,

No Em Conta desta quinta-feira (16), você fica sabendo das mudanças, para as médias e grandes empresas,  no chamado eSocial, um negócio que parece distante, mas que você já usa, por exemplo, quando recebe uma nota eletrônica ou mesmo paga os encargos da empregada doméstica. Tudo faz parte do Sped – Sistema Público de Escrituração Digital. Aí está o ponto central. Diminuir a burocracia dos papéis usando o digital.

 

Ouça outras edições do Em Conta aqui

 

Segundo o representante do Conselho Federal de Economia, Cassius Régis Coelho, o novo eSocial simplifica a burocracia tanto na hora do pagamento de impostos quanto em outros momentos. Um deles, lembrado por ele, é quando existe uma demanda na Justiça do Trabalho. Todas as informações a respeito do empregador e do empregado estarão, diz ele, numa mesma ferramenta oficial para serem consultadas na hora.

 

Na Entrevista de Valor de hoje, portanto, você fica conhecendo de perto este novo sistema, inclusive porque a Receita Federal já publicou o Manual de Orientação do eSocial, devidamente atualizado, com orientações para as empresas mandarem as informações de seus empregados, a partir de 2016. De uma forma mais simplificada, o eSocial já é usado pelas empresas pequenas e pelo empregador doméstico. O novo manual, para as médias e grandes empresas, pode ser acessado clicando aqui.

 

O Em Conta informa ainda, nesta edição, a queda na arrecadação de impostos do governo federal, na mesma proporção da queda da economia brasileira, projetada para ser de 1,5% negativo, segundo reportagem de Welton Maximo.

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 16/07/2015 - 12:10 e atualizado em 16/07/2015 - 12:46