Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça dicas para economizar nos gastos com combustíveis

Hábitos simples, como acelerar pouco o veículo e calibrar os pneus,

O Em Conta desta terça-feira (25) está mais ameno do que de costume e se concentra nos hábitos que levam motoristas a gastarem mais do que deveriam em gasolina, o que representa dinheiro jogado fora à toa. Por isso, o convidado do Entrevista de Valor é um especialista no assunto, Fabrício Batista Campos, consultor do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Distrito Federal (Sincodiv-DF).

 

Entre os conselhos dados pelo especialista para economizar combustível e prolongar a duração de peças importantes do carro estão os cuidados com os pneus que, se estiverem descalibrados ou, pior ainda, “carecas”, além do risco de acidentes, provocam o aumento de até 20% no consumo de combustível, porque aumentam o atrito com o solo, exigindo com isso mais do motor, que pede mais gasolina ou etanol. O técnico aconselha calibragem correta e semanal dos pneus.

 

Outro conselho simples dado pelo especialista e que pode ser ouvido, junto com os outros, no player acima, é um costume muito pouco usado pelo motorista. É o seguinte. De manhã, ao ligar o carro pela primeira vez no dia, é importante deixar o carro ligado, mas parado, por um minuto e meio. Segundo o especialista convidado, isto é importante porque dá um tempo para que as várias peças do motor “conversem” com o combustível, as engrenagens e a circulação dos lubrificantes.

 

Tem mais conselhos práticos. Por exemplo, nada de acelerar bruscamente na saída do sinal (semáforo). Em uma descida, acelerar um pouco, dentro do limite, sempre engrenado, para que o motor seja menos exigido na subida seguinte. Tem mais! Seu carro tem ar refrigerado? Primeiro, abra as janelas, circule um pouco, deixe o ar quente sair e só então, se for preciso, ligue o ar condicionado. Ligado, o consumo de combustível aumenta 22%.

 

Falando em economia, o Em Conta destaca a previsão da Fundação Getúlio Vargas de que a inflação ao consumidor, em agosto, entra na casa dos dois dígitos (10%), informa Nielmar de Oliveira, e que o PIB – soma das riquezas produzidas, não cresce, pelo contrário, retrai ou contrai, tanto neste ano quanto em 2016, informa Kelly Oliveira. Enquanto isto, Gilberto Costa informa sobre o fechamento de quase meio milhão de vagas de trabalho, neste ano, pela pesquisa do Caged/MTE. Para fechar, segundo divulga o IBGE nesta terça-feira (25), na pesquisa pelo PNAD Contínua, o desemprego no Brasil sobe para 8,3%.

 

E, finalmente, termina a novela sobre o pagamento, ou não, da primeira metade do décimo-terceiro salário. Às 21h23m dessa segunda (24). nota oficial divulgada pelo Palácio do Planalto informa:

“A Presidenta Dilma Roussef decidiu hoje que o adiantamento de 50% do décimo-terceiro salário dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (gratificação natalina) será pago integralmente na Folha de Setembro (creditada a partir do dia 24/09). Os outros 50% de gratificação natalina serão pagos na Folha de Novembro, conforme a rotina tradicional.”

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br.



Criado em 25/08/2015 - 14:09 e atualizado em 26/08/2015 - 11:01