Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia do Contador é comemorado nesta terça-feira (22)

São mais de 320 mil os contadores com Exame de Suficiência, curso

O profissional de Contabilidade, que existe há 70 anos, desde a criação da primeira Faculdade de Ciências Sociais, por Getúlio Vargas, em 1945, na Universidade Federal de Minas Gerais se junta a outro tanto de técnicos em Contabilidade, estes com o curso profissionalizante em nível médio, distribuídos em quase 45 mil organizações contábeis, sem contar os autônomos, os que trabalham no terceiro setor e os que exercem a função nos mais diversos setores da vida pública.

 

Para homenagear este Dia do Contador, o Em Conta convidou, ara a Entrevista de Valor, o vice-presidente de desenvolvimento profissional e institucional do Conselho Federal de Contabilidade, Zulmir Breda. Ela faz um trajeto desde os tempos dos chamados “guarda-livros” até a contabilidade toda informatizada dos dias de hoje, quando nada mais é feito manualmente.

 

O entrevistado também realça o papel do Contador na vida das micro e pequenas empresas, que na verdade são 95% das empresas no Brasil, onde o profissional, segundo ele, é importante para evitar que elas continuem tendo uma vida tão curta, uma vez que o Contador é um conselheiro no dia-a-dia, mesmo com a existência do Supersimples Nacional.

 

A questão mais atual, que é das investigações nas contas dos governos, também é comentada com destaque pelo vice-presidente do CFC, porque envolve o Contador das Contas Públicas:

“ O contador assumiu uma importância muito maior atualmente porque ele é responsável pela geração de uma gama de informações para que o cidadão possa exercer lo seu controle social e fazer o acompanhamento das contas da administração pública”.

 

O Trocando em Miúdo do Em Conta de hoje (22) também se concentra na história desses 70 anos de existência do Contador, ou Profissional de Contabilidade, comemorado neste dia 22 de setembro, uma vez que a data do técnico em Contabilidade é no dia 25 de abril.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 22/09/2015 - 11:48 e atualizado em 22/09/2015 - 09:18