Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa com internautas revela que 40% vivem fora do padrão de vida

Para a economista-chefe do SPC-Brasil, a crise exige um ajuste severo

Quatro em cada dez internautas brasileiros vivem fora do padrão de vida que seria adequado à sua realidade financeira, aponta pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

 

Do total dos que gastam mais do que recebem 60% são mulheres, 49% são casados, 46% pertencem à classe C, 16% são da classe A e 92% acreditam estar mais difícil melhorar o padrão de vida.

 

Por isso, o Em Conta desta terça-feira (6) conversa, na Entrevista de Valor, que já pode ser ouvida no player acima, com a economista-chefe do SPC-Brasil, Marcela Kawauti.

 

Sobre os motivos que levaram as pessoas a esta situação, ela diz:

“Principalmente porque estão gastando em coisas imediatistas. Todas de curto prazo e que provocam prazer momentâneo, mesmo que seja um almoço em família, no final de semana.Outros exemplos. Tem muita gente gastando com celular, com pacote de TV a cabo, coisas que ficam acima do orçamento familiar.”

Ouça dicas para economizar nos gastos com combustíveis

 

Sobre a situação dos que não se prepararam para a atual situação econômica, ela tem um conselho:,

“Infelizmente, a situação é de ajuste severo na economia, o que implica em ajuste severo no orçamento das famílias. Não dá mais para ficar vivendo fora do padrão de vida.”

Confira também: O que é melhor: ganhar mais ou gastar menos?

 

Para ultrapassar a crise econômica, tem que mudar o padrão, mas fazer o que, Marcela Kawauti?

“Tem que fazer uma análise fria da situação financeira e separar direitinho o que eu gosto do que preciso. Às vezes é difícil fazer isso. Por exemplo. Internet em casa, a gente tem porque gosta ou por que precisa?”

Enfim, sobre os 92% que estão achando muito difícil melhorar o atual padrão de vida, a economista-chefe do SPC-Brasil tem uma explicação:

“Nesta época de crise na economia é sempre uma fase em que a gente deve ajustar o nosso padrão de vida para baixo. Isto é importante porque se a gente conseguir fazer este tipo de coisa, a gente consegue passar por esta crise com um pouco mais de tranquilidade."

Para saber mais sobre a pesquisa clique aqui

 

No Trocando em Miúdo, o destaque é sobre o aumento de “desocupados” no país, em cima da pesquisa divulgada pelo IBGE. Para ouvir agora, em separado, acesse aqui a Radioagência Nacional.

 

O Em Conta também mostra uma reportagem de Leda Letra, da Rádio ONU, em Nova Iorque, em que o Banco Mundial confirma que quase 10% da população mundial ainda sobrevivem abaixo da linhada pobreza. Ainda que, agora, o conceito de pobreza tenha subido de U$1,25 para U$1,90 por dia, na renda familiar, o que dá, em câmbio de hoje, R$228,00 por mês.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 06/10/2015 - 13:15 e atualizado em 06/10/2015 - 12:35