A coordenadora institucional do Proteste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci, é a convidada da Entrevista de Valor do Em Conta desta segunda-feira (5). Ela explica os detalhes da campanha Quero desconto no caixa!, que pretende baixar os preços nos supermercados.
A ação acontece até o próximo dia 15, em todo o Brasil. Para isso, mobiliza consumidores para a campanha, e assim, ganhar a adesão das redes de supermercados do país. Os interessados em participar devem se inscrever na página da campanha #descontonocaixa.
Na inscrição, o consumidor deixa seu e-mail, indica que desconto quer, na cesta básica, produtos essenciais, e na região em que mora. Já o mercado, ao se inscrever, terá acesso às sugestões para fazer a oferta e mandar para o e-mail do consumidor interessado, na região em que ele mora.
Mas atenção! Só vale produto essencial, da cesta básica, ficando de fora, portanto, qualquer coisa chamada de supérflua, o que pode ser, por exemplo, o biscoito e o chocolate.
Segundo Maria Indês Dolci, a ideia da campanha é uma espécie de compartilhamento na economia, fazendo com que alguns produtos essenciais possam ter seus preços diminuídos. Ela também aconselha que o consumidor que conseguir a redução de preço no mercado continue prestando atenção em itens como a validade do produto e sua qualidade.
Junto com a campanha, a Proteste já fez uma pesquisa de preços, em todo o Brasil, de produtos essenciais. Entre o que mais chamou a atenção foi o aumento de 24% no preço do feijão, em Goiânia (GO).
O Trocando em Miúdo de hoje (5), dia de outra campanha nacional, a “Compre do Pequeno”, coordenada pelo Sebrae, também explica outra forma de compartilhamento, que é a de comprar perto de casa, no bairro, do pequeno comerciante.
Conheça a campanha “Compre do Pequeno”
Para ouvir o Em Conta, clique no player acima.
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando: emconta@ebc.com.br