Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hoje é o Dia Mundial de Combate à Corrupção

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alerta que a corrupção tem um

Criado pela ONU, o Dia Mundial de Combate à Corrupção, é destaque do Em Conta desta quarta-feira (9), começando pela reportagem de Edgard Junior, da Rádio ONU. Nela, o secretário-geral da organização, Ban Ki-moon, lembra que a "corrupção aumenta a violência e a insegurança. Ela pode levar ao descontentamento com as instituições públicas, à desilusão com o governo e a uma espiral de revolta e tumulto".

 

Para comentar os efeitos paralelos neste Dia Mundial de Combate à Corrupção, o nosso convidado, na Entrevista de Valor, é o coordenador institucional do Conselho Federal de Contabilidade (CRC), Joaquim Bezerra. Primeiro, ele fala do papel importante exercido pelo profissional de contabilidade na parte da transparência do patrimônio, seja ele público ou privado. E completa:

 

“Hoje nós formamos um exército do bem. Um exército (de profissionais de contabilidade) que está à disposição da sociedade para contribuir com todo este processo de controle para que os atos e fatos que decorram do patrimônio (público e particular) estejam sempre dentro da lei coordenado por um processo que permita ao cidadão acompanhar de perto.”

 

Nesta mesma entrevista, o coordenador do CRC fala ainda da atuação conjunta com a Justiça Eleitoral, na prestação de contas feitas pelos candidatos, o que vai se repetir nas eleições de 2016:

 

“Para que haja transparência no processo eleitoral equitativo, há necessidade de uma sistematização contábil muito bem definida e clara, em parceria com a Justiça Eleitoral. A legislação, apesar da necessidade constante de evolução, tem permitido uma disputa equitativa.”

 

Para ouvir o Trocando em Miúdo de hoje (9) sobre a recessão da economia brasileria, clique aqui

 


Para ouvir a entrevista por inteiro, clique no player acima.

 


O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 09/12/2015 - 13:27 e atualizado em 09/12/2015 - 14:30