Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lavagem de dinheiro: COAF renova acordo para receber informações contábeis

Por lei, contador é obrigado a repassar atividade de cliente que

O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Luiz Fernando Nóbrega, é o convidado da nossa Entrevista de Valor no Em Conta desta terça-feira (2). Ele fala da renovação do acordo com o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

 

A entrevista pode ser ouvida no player acima.

 

Mais de 520 profissionais de contabilidade, em todo o Brasil, são obrigados a repassar qualquer “informação que possa parecer suspeita”, relativa a seus clientes. Uma vez por ano, em janeiro, caso nada de suspeito tenha acontecido, o contador precisa mandar a Certidão Negativa.

 

Segundo o nosso entrevistado, esta é uma “interação saudável”. Mas ele faz questão de explicar que este procedimento do contador, a exemplo do que acontece com os bancos, “não é uma investigação”. Ela será feita por outros órgãos, caso assim eles entendam ser necessário. E diz:

 

“A comunicação, além de uma obrigação social, também serve, para os profissionais honestos e éticos, como sua proteção de eventuais procedimentos futuros.”

 

Luiz Fernando Nóbrega, dá o seguinte conselho, a nosso pedido, para o contador que porventura esteja nos ouvindo:

 

“Tenha uma mudança de postura em todo o processo de trabalho, desde a recepção de um cliente novo, quando deve fazer uma análise dele. Veja se ele tem a capacidade financeira, se a empresa dele existe. Conheça as atividades do cliente, atualize sempre, e faça um contrato de prestação de serviços bem respaldado.”

 

Este Em Conta também fala, através do repórter Victor Ribeiro, do deficit fiscal  de R$120 bilhões, negativos, da parte do governo, quando a meta fiscal para este ano é de R$56 bilhões (positivos). Por isso, a votação no Congresso Nacional para reduzir a meta fiscal  para 2015.

 

Já o Trocando em Miúdo de hoje(2) fala  da falta de atenção, de um modo em geral, da pessoa com relação ao futuro, quando estiver na velhice, para não depender só do INSS. Ouça aqui.

 

O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br 



Criado em 02/12/2015 - 13:00 e atualizado em 03/12/2015 - 12:05