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WhatsApp: entenda o que motivou o bloqueio do serviço no Brasil

O Em Conta mostra o que levou a Justiça a bloquear a rede social

Quase cem milhões de brasileiros ficaram 12 horas, nessa quinta-feira (17), sem o WhatsApp. O serviço  permite o uso do telefone para falar e passar mensagem, pela internet, mas sem pagar pela ligação.

 

Por isso, o Em Conta desta sexta-feira levanta todo o assunto sobre este bloqueio do serviço de WhatsApp no Brasil, a partir da decisão de uma juíza no interior de São Paulo em cima de um processo que corre em segredo de Justiça.

 

Ouça também:

 

“Não calem o Whatsapp”, pede campanha com mais de 50 mil assinaturas

 

Aqui no Brasil, a reação maior veio por parte da Proteste - Associação de Consumidores, que, aliás, está com a campanha “Não calem o WhatsApp”, que já está com mais de 100 mil assinaturas. Inclusive, sobre isto, a gente repete hoje a entrevista com a coordenadora institucional do Proteste, Maria Inês Dolci.

 

Segundo a Proteste, os provedores de conexão não respondem pelos atos ilícitos praticados pelos usuários e a decisão é desproporcional, porque os efeitos da medida trazem prejuízos inestimáveis ao impedir milhões de brasileiros de usar o aplicativo, que atualmente desempenha um papel fundamental na comunicação da sociedade.

 

Aliás, falando em castigo desproporcional a um crime que nem foi cometido pelo consumidor, que acabou pagando, o advogado especialista no assunto Luís Gustavo de Oliveira também considera, em declaração dada à repórter Sarah Quines, da TV Brasil, em São Paulo, que apesar da punição estar prevista no Marco Civil da Internet, acabou sendo desproporcional mesmo.

 

Outras reações foram levantadas e a gente transmite no Em Conta pela repórter Sabrina Craide. Entre elas, a do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende. Para ele, não há motivos para regulamentar o serviço no Brasil, como defendem as operadoras de telefonia.

 

Já o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal  divulgou um comunicado “lamentando profundamente” o transtorno gerado aos usuários. Segundo a entidade, a medida foi tomada por problemas alheios à conduta das prestadoras.

 

Daniele Soares, repórter do Radiojornalismo, também levantou uma série de reações contra o bloqueio, começando pela do dono do serviço, que é o Facebook, que lamentou a decisão tomada pelo Brasil, afetando, segundo a empresa americana, mais de 100 milhões de consumidores brasileiros.

 

E o repórter Gilberto Costa, da EBC, entra com os detalhes do bloqueio, por quem ele foi determinado, e quem interrompeu, 12 horas depois, uma vez que a suspensão judicial era para ter validade por 48 horas.

 

Para ouvir o programa inteiro, que é de uso público,  clique no player acima.

 

O Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Nossa intenção é colocar os assuntos difíceis da economia do dia-a-dia em linguagem mais coloquial e popular possível. Obrigado pela companhia!

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 18/12/2015 - 13:00 e atualizado em 18/12/2015 - 11:21