Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça dicas para cuidar do seu cartão durante Carnaval

O professor Ricardo Escolá, da Federação Brasileira de Bancos, fala

O Em Conta já está no Carnaval, gente. De olho em uma peça muito importante que costuma ficar no bolso do consumidor. É o cartão, de crédito ou débito, tanto faz. Tempo então de tomar cuidados redobrados, tanto na hora de gastar, sem entrar no endividamento, quanto no momento difícil de perder ou, pior, ser roubado.

 

Para ensinar os principais cuidados que podem ser tomados no uso do cartão, principalmente nestes dias de Carnaval, quando a pessoa naturalmente se descuida, convidamos para a Entrevista de Valor no Em Conta desta quarta-feira (3) o professor Ricardo Escolá, que dá cursos pela Federação Brasileira de Bancos e, também, trabalha na área de cartões.

 

Ouça também:

 

Brasileiros começam 2016 usando mais o cartão de crédito

 

A Entrevista de Valor e o Trocando em Miúdo, que também fala dos cuidados com o cartão no Carnaval, podem ser ouvidos no player acima, que é de uso público.

 

Entre os cuidados apontados pelo professor e que estão na entrevista, destacamos os seguintes:

 

1- Nunca andar com vários cartões no mesmo bolso.

2- Sempre ter seus cartões devidamente assinados.

3 - É aconselhável guardar em outro lugar, junto com a senha, e apagar o código de segurança, aquele com três números, no verso do cartão. Saiba mais na entrevista.

4 - Usar sempre com parcimônia, lembrando que o limite dado pelo banco nem sempre corresponde ao limite que o cliente vai ter condição de pagar.

 

Na mesma entrevista, o professor Ricardo Escolá também fala da criação, pelos bancos, do sistema de Gestores Inteligentes de Crédito, que entra no lugar da Serasa, que atendia os bancos até passar a se chamar Serasa Experian.

 

Outro assunto, ainda, é a inclusão bancária de muitos cidadãos que podem usar os cartões sociais, tipo da Bolsa Família, nas cidades do interior, através de quase 300 mil correspondentes bancários, geralmente em casas lotéricas e agências dos Correios.

 

Este Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

Obrigado pela sua boa companhia!



Criado em 03/02/2016 - 10:32 e atualizado em 03/02/2016 - 08:54