Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Não deixe que a euforia estoure seu cartão no Carnaval

Acompanhe os conselhos de quatro especialistas em educação financeira

O Em Conta já está pulando Carnaval, gente. Mas tem o seguinte. A palavra solta nas ruas é uma só: euforia. Todo mundo alegre, esquecido da vida, pulando e brincando mas, nem sempre, ou talvez pela euforia, gastando mais do que tem, do que pode. Nestes casos, prepare-se para a fase das cinzas, depois das festas, na hora de pagar a conta do cartão, entre outras.

 

Nosso Em Conta vai sair normalmente, nestes dias de Carnaval, no horário de sempre, inclusive na chamada terça-feira gorda, único dia que, oficialmente, é feriado nacional. Por isso, convidamos quatro educadores financeiros para hoje (5) dar alguns conselhos para as pessoas que podem confundir euforia com gastos exagerados, além da conta.

 

1 -  Reinaldo Domingos. Presidente da Associação Brasileira dos Educadores Financeiros. Ele adverte o folião para que aproveite este “período de bastante euforia” mas sem se esquecer que “estamos num momento complicado, com uma crise financeira instaurada, recessão e risco de desemprego.” Por isso, diz ele, “mais do que nuncia precisamos fazer com que nosso dinheiro seja respeitado e melhor cuidado”.

 

2 -  Maria Inês Dolci. Coordenadora institucional do Proteste – Associação de Consumidores. Ela lembra que o consumidor tem que tomar alguns cuidados durante estes dias de Carnaval. E sempre ter em mãos os contratos, telefones, passagens, reservas e notas fiscais. Em caso de qualquer precisão, eles serão importante no contato com os órgãos de proteção ao consumidor.

 

3 – Ricardo Escolá. Professor de finanças da Federação Brasileira de Bancos. Primeira recomendação dele. Ande no máximo com dois cartões no bolso. Ou um que seja múltiplo, de crédito e débito. Num lugar protegido, diferente, guarde as senhas, códigos de segurança e telefone para avisar imediatamente em caso de roubo ou perda. E use sempre o cartão com parcimônia porque se trata de uma moeda que você gasta sem perceber que está gastando.

 

4 – Flávio Borges. Gerente financeiro do SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito. Ele lembra que o Carnaval costuma apresentar um problema típico que é “a questão da euforia quando a pessoa pode acabar gastando mais do que deve.” O gerente do SPC adverte que no Carnaval o consumidor tende a gastar por  impulso e, só porque bebeu, acha que ficou rico.”

 

O Em Conta – a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br. E atenção: o Em Conta vai ser transmitido normalmente durante o Carnaval.



Criado em 05/02/2016 - 11:03 e atualizado em 05/02/2016 - 09:03