Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mudança para bandeira amarela deixa conta luz mais barata

Associação de Consumidores continua a contestar a legalidade da

Desde 1º e fevereiro que a bandeira vermelha tem um preço menor que é cobrado, na conta de energia elétrica, a cada 100 kWh (quilowatt-hora). E agora, o governo anuncia que a partir de 1º de março, só vai ter a tarifa amarela, no valor de R$1,50 por kWh. A repórter Sabrina Craide, da Agência Brasil, começa o Em Conta de hoje (4) detalhando esta novidade.

 

Logo em seguida, na Entrevista de Valor, a coordenadora institucional do Proteste, Maria Inês Dolci, lembra que a Associação de Consumidores continua a contestar a legalidade da cobrança das bandeiras tarifárias na conta de luz porque ela acaba impactando principalmente o pessoal de baixa renda porque está atrelada à tarifa que, nos últimos 12 meses, teve 50% de reajuste, na média.

 

Maria Inês Dolci reclama ainda da qualidade do serviço de energia elétrica prestado hoje no Brasil, citando os casos de interrupção no fornecimento. Nestes casos, ela lembra que se houver algum defeito nos equipamentos eletrodomésticos, a empresa fornecedora é obrigada a pagar o conserto. Neste caso, o consumidor tem que antes telefonar para a empresa.

 

“A Proteste continua lutando para que a conta de energia elétrica tenha a maior transparência do que é cobrado, principalmente nas partes de tributos e impostos, além de haver maior fiscalização nas concessionárias a longo prazo que, muitas vezes, deixam de investir.”

 

Já o Trocando em Miúdo apresenta alguns conselhos para o Carnaval, principalmente para os consumidores que se deixam levar pelo impulso na hora dos gastos, segundo a economista-chefe do SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Crédito, Marcela Kawauti.

 

Este Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br.



Criado em 04/02/2016 - 12:46 e atualizado em 04/02/2016 - 10:45