Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba a diferença entre endividados e inadimplentes

Pesquisa do SPC Brasil revela que quase 80% dos consumidores não sabem

A última pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas mostra a situação dos consumidores endividados e dos inadimplentes, aqueles que deixaram de pagar suas dívidas.

 

Em função dos resultados da pesquisa, a Entrevista de Valor do Em Conta desta terça-feira (2) tem como convidada a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Ela explica os motivos, aconselha os endividados, e aponta caminhos para quem está na pior situação, ou seja, com o nome sujo e sem condições de sair dele.

 

De acordo com a pesquisa:

-  80% dos consumidores não sabem que estão endividados.

- 53,1 % dos brasileiros atrasaram ao menos uma conta no ano passado.

- 68,4% já ficaram com o nome sujo nos últimos 12 meses.

- 67,8% continuam com o nome sujo.

- 13% escondem das pessoas que estão nesta situação.

 

A Entrevista de Valor do Em Conta de hoje (2) convidou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti para comentar o assunto, aconselhar os endividados e apontar soluções para quem está com nome sujo.

 

Uma das dicas da especialista é evitar a compra a prazo, principalmente se for no cartão de crédito, que tem juros mais altos.   A pesquisa mostra que na hora o aperto, a primeira conta que o consumidor atrasa o pagamento é do cartão de crédito.

 

O professor Ricardo Escolá, especialista em finanças da Federação Brasileira de Bancos dá dicas de como usar o cartão de crédito para evitar dívidas.

 

Este Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Pesquisa revela queda no endividamento e aumento da inadimplência do consumidor

Criado em 02/03/2016 - 15:55 e atualizado em 02/03/2016 - 13:08