Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Especialista dá dicas de como sobreviver na crise econômica do país

Segundo o educador financeiro Reinaldo Domingos “o macro está

Diante da crise econômica que atinge a todos os setores do Brasil, com reflexos nas finanças do dia-a-dia das famílias, o Em Conta de hoje (27), convida o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, para aconselhar quais os passos que devem ser dados para sobreviver á crise.

 

Segundo Reinaldo, quem ainda não está praticando, deve com urgência dar os cinco passos essenciais para não se afundar de vez na crise econômica que também chega no pequeno, no micro, vindo lá de cima, do macro. Os passos, segundo o educador financeiro, são os seguintes:

 

1 – Livre-se das dívidas. Ou seja. Renegocie o que não estiver conseguindo pagar em dia. Com isso, consiga um desconto, ou perdão das multas, e com prestações menores.

2 – Faça uma faxina financeira. Durante um mês, anote todos os gastos, dia-a-dia, mesmo os menores, como o cafezinho no botequim. No final, vai ver que pelos menos 25% são gastos supérfluos, que podem ser cortados sem nenhum problema.

3 – Defina os sonhos da família. Reúna a família e acerte que sonhos em três tipos: curto prazo, até um ano, ou médio prazo, até dez anos. Tem ainda os sonhos a longo prazo, acima dos dez anos pela frente.

4 – Mude o seu orçamento. Anote as receitas, separe os gastos existentes, tipo aluguel ou prestação da casa. Com o restante, veja o que a família pode gastar, ou não, naquele mês.

5 – Aprenda a investir. Se tiver algum dinheiro que precise guardar, para gastar lá na frente, saiba que os juros altos podem trazer bons ganhos.

 

Já o Trocando em Miúdo responde a mais uma dúvida sobre Imposto de Renda. Saiba como declarar lucro no IRPF. Ouça aqui.

 

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br . Obrigado pela boa companhia.



Criado em 27/04/2016 - 11:41 e atualizado em 27/04/2016 - 11:01