Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Farmácias devem exibir lista com os novos preços dos remédios

Mais de 9 mil medicamentos, com preços controlados pelo governo,

Desde abril, mais de 9 mil medicamentos, com preços controlados pelo governo, tiveram permissão para reajustar preços acima da inflação, o que não acontecia há 10 anos.

 

Para o IPCA acumulado de 10,35%, entre março/2015 e fevereiro/2016, os remédios podem ser reajustados até 12,5%.

 

Por conta dos novos preços dos medicamentos, o Em Conta convidou a coordenadora institucional do Proteste – Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci. Ela participa Na Entrevista de Valor, e dá alguns conselhos que orientam as pessoas necessitadas de remédios.

 

- É preciso pesquisar os preços dos remédios em várias farmácias, antes da compra, olhando sempre a tabela que precisa ficar à vista do consumidor.


- Participar mais dos planos de fidelidade que alguns laboratórios e farmácias costumam ter para as pessoas que precisam de remédio por mais tempo.
 

- Em alguns casos, como no tratamento de diabetes, hipertensão e asma, entre outros, é possível ter preços bastante reduzidos, no Programa Saúde não tem preço.


- Se a pessoa for idosa, com receita médica, e necessidade de remédio de uso contínuo, pode ter medicamento de graça nas “farmácias populares”.


-  Em qualquer caso, quando pegar a receita, exigir sempre que além do nome do remédio, o médico escreva o princípio ativo, que permite escolha de “genéricos”.

 

Para ouvir a entrevista na íntegra clique no player acima.

 

Além da entrevista, ouça também a repórter da EBC, Priscila Mazenotti, sobre os detalhes do reajuste nos preços dos remédios, autorizado pelo governo.

 

Já o Trocando em Miúdo responde a mais uma dúvida sobre Imposto de Renda.  No caso, é como usar as despesas para diminuir o imposto a pagar.  Ouça aqui.

 

Este Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz. Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.



Criado em 05/04/2016 - 13:02 e atualizado em 05/04/2016 - 09:58