Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imposto de Renda: como declarar despesas médicas em nome de outra pessoa?

Especialista responde também dúvidas sobre pensão alimentícia

O representante do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Francisco Pinto de Souza, nosso especialista convidado, responde nesta sexta-feira(1º) a mais dúvidas enviadas pelos ouvintes para o nosso e-mail emconta@ebc.com.br

 

Odair Medina Garcia, de Minas Gerais
Tem direito a dedução do imposto pago no caso da pessoa que paga pensão alimentícia para o filho mas de forma voluntária e com depósito direto na conta bancária da ex-esposa? Como deve ser colocado na declaração?

 

Debora Poças, de São Paulo
A esposa fez uma cirurgia de grande porte e teve os recibos das despesas no CPF dela, com os pagamentos feitos na conta bancária dela, mas quem pagou efetivamente foi o esposo. Acontece que a declaração dos dois é em separado. As despesas, então, devem ser colocadas em qual declaração?

 

Nilza Moutinho
Pela primeira vez aparece, na declaração de rendimentos, em separado, o item “ressarcimento à saúde suplementar”. Em qual campo declarar isso?

 

Jorge Leal
Onde declarar o ressarcimento ao plano de saúde pago pela empresa pois na verdade se trata de uma ajuda de custo?

 

Andreia Lombardi
Meu esposo pode declarar o valor total da despesa que tivemos com o convênio médico pois eu não vou fazer o IRPF neste ano?

 

Maristela de Lima Braulino
A alienação do meu veículo eu declaro em bens e direitos ou apenas na alienação?

 

Ouça as respostas das dúvidas sobre Declaração do Imposto de Renda no player acima.

 

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.



Criado em 01/04/2016 - 14:27 e atualizado em 01/04/2016 - 14:57