Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como declarar herança no imposto de renda

Analista tributário também responde a dúvidas sobre espólio, partilha

O representante do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil (Sindireceita), Francisco Pinto de Souza, responde a mais dúvidas com relação ao preenchimento da Declaração do Imposto de Renda enviadas para a gente através do e-mail emconta@ebc.com.br

 

As dúvidas respondidas neste programa são as seguintes:

 

Maristela de Lima Braulino
“A minha dúvida é sobre a alienação de um veículo, realizada no meio do ano de 2015. Eu devo informar em bens e direitos ou apenas na alienação?ou nos dois?”

 

Márcio
“Estou preenchendo a declaração de bens da minha mãe. Em 2015 ela recebeu uma herança da minha avó. Ocorre que na partilha de bens e declaração de espólio, esse imóvel está no valor de R$ 125 mil. Acontece que o valor atual de mercado desse mesmo imóvel é de R$ 280 mil. Então, como é que eu declaro?”

 

Aramis Bretas
“Meu pai doou os três bens que tinha para os filhos em 19/02/2015, quando foi a data da escritura. Porém, em 23/05/2015, ele faleceu. Então, nessa declaração eu posso informação essa doação mesmo com ele falecido?”

 

Rejane Bisello
Plano de Saúde empresarial (dependente filho) é dedutível do IRPF? Se for sim, o dependente está no plano do pai, que não faz declaração, por estar dentro do rendimento isento. Então, pergunto: a mãe pode usar desta despesa?”

 

Leo Augusto Souza
“Gostaria de saber se declaro um terreno que apenas tem contrato de compra e venda, no nome da minha esposa, que é minha dependente. Só que o terreno, adquirido em 2008, nunca foi declarado.
Outra dúvida: tenho uma casa, construída nesse mesmo terreno, que não tem escritura nem documento na prefeitura e nunca declarei no imposto de renda. E agora, como é que eu faço?”

 

O Trocando em Miúdo responde a mais uma dúvida sobre Imposto de Renda.  A ouvinte Maria Edna quer saber como declarar despesas médicas e Plano de Saúde.  Ouça aqui.

 

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br



Criado em 04/04/2016 - 13:28 e atualizado em 04/04/2016 - 11:45