Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

168 milhões de crianças trabalham em todo o mundo

Os dados são das Nações Unidas, sendo 100 milhões apenas na cadeia

A edição do Em Conta desta sexta-feira (10) se concentra nos números relativos ao Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado neste domingo (12). Os lamentáveis números dão conta que no trabalho infantil proibido atinge 168 milhões de crianças. Cem milhões só na agricultura.

 

Além disso, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) calcula que no mundo, 21 milhões de pessoas são submetidas ao trabalho forçado, sendo que quase metade são mulheres e meninas. 

 

No Brasil, estudo do Tribunal Superior do Trabalho revela que uma a cada quatro crianças deixa a escola para trabalhar.

 

Esta edição especial do Em Conta segue a seguinte ordem:

 

Trocando em Miúdos: para a diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Noema Porto, o número de 3,3 milhões de crianças em trabalho infantil ilegal no Brasil, não reflete a realidade. Ela acredita que o número é maior ainda.

 

Rádio Onu: o repórter Edgard Junior traz informações das Nações Unidas em torno das 100 milhões de crianças que trabalham na agricultura em todo o mundo. Depois, Já a repórter Leda Letra fala da cobrança da ONU para que o Brasil volte a divulgar a “lista suja” das empresas que praticam trabalho escravo, ou “análogo à de escravidão.”

 

A repórter Maria Heinen, da EBC, por sua vez, informa que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o governo brasileiro volte a divulgar a “lista suja”.

 

E, finalmente, tem ainda o especial feito pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em torno do tema e da campanha: “Trabalho Infantil. Ninguém vê. Mas existe”. E cita os três piores tipos: doméstico, carvoarias e lixões.

 

O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.



Tabatinga antecipa mobilização do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

12 de junho: Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Criado em 10/06/2016 - 15:25 e atualizado em 10/06/2016 - 12:25