Projeto 30: o impacto da crise nos hábitos de consumo dos trintões brasileiros. Este o nome do estudo completo realizado pela Pesquiseria e coordenado pela Giacometti Comunicação. A pesquisa dividiu as pessoas em sete grupos diferentes, ou “tribos dos trintões”. São eles: recomeço, frustrados, carreiristas, família precoce, zen, realizados, independentes e o tipo 'deixa a vida me levar'.
A pesquisa aponta que 85% dos entrevistados têm a sensação de que o poder de compra está reduzido por causa da crise. Além disso, 64% abriram mão de alguma coisa por causa da crise. Na parte do trabalho, 29% confessam que evitam novas dívidas porque estão com medo de perder o emprego.
Para detalhar os resultados desta pesquisa interessante, até porque a pessoa, em torno dos 30 anos, acha que está pronto para começar a vida de fato, tanto no sentido profissional, já formado, quanto em casar e ter filho, este Em Conta convidou o coordenador da pesquisa, Tiago Faria. Ele é sócio-diretor da Pesquiseria e publicitário especializado em Ciências do Consumo e Sociopsicologia.
Como conclusão da pesquisa, o especialista comenta que os “trintões” realmente estão pessimistas. “Esta geração continua batalhando e mesmo com o desejo de virada e recomeço, o medo de arriscar continua alto, até porque eles dizem que prudência e pé no freio, no momento, são necessários para preservar o que já construiram na vida.”
A entrevista completa pode ser ouvida na íntegra clicando no player acima.
Se quiser ouvir somente o Trocando em Miúdo a edição de hoje (01) também trata deste mesmo assunto, a geração dos "trintões" e a crise. Ouça aqui.
O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.
Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.
OIT defende nova estratégia para enfrentar crise no mercado de trabalho