Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a história de como começou a nossa dívida externa

Brasil assume dívida de Portugal para Inglaterra reconhecer nossa

A história da Independência do Brasil,  passa pela dívida externa, como acontece até hoje, portando pela dependência de investimentos externos. Tudo começa, na verdade, quando a família real  retorna para Portugal, no Grito da Independência. Leva todo o nosso tesouro e deixa a dívida milionária.  Tinha começado quando a Inglaterra fornece os navios para que, anos antes, a corte de Portugal, por causa da invasão pelas tropas de Napoleão Bonaparte, fuja para a então colônia, o nosso Brasil.

 

O Em Conta de hoje (7 de setembro) relembra que o Brasil precisava urgente de empréstimo da Inglaterra que ainda não tinha reconhecido nossa Independência. Exige que precisa que, antes, Portugal, a reconheça. Este, por sua vez, exige, em troca, como compensação, 3 milhões de libras esterlinas. Era a dívida de Portugal para a Inglaterra. Acontece que o Brasil estava com o Tesouro zerado e para conseguir pagar Portugal teve que fazer um empréstimo com os bancos da Inglaterra. Dívida que só terminou de se pagar 68 anos depois de mais quatro empréstimos para pagar os juros.

 

A Semana da Amazônia também continua nesta edição do Em Conta. No terceiro episódio do radiodocumentario “ Soja – um grande negócio ”, feito há dez anos mas que continua atual. Por isso, ainda temos, nos dias de hoje, a repórter Sheilly Noleto falando do  Ministério Público Federal do Pará proibindo a mineradora Vale de expandir a Ferrovia de Carajás. Além disso, a repórter Graziele Bezerra fala da estiagem que está secando alguns rios da Amazônia.  E a repórter Dina Vieira, da Rádio Roraima, informa sobre o projeto agropastoril nas terras dos índios Yanomami.

 


O Em Conta– a economia que você entende- vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.  A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando pelo nosso e-mail: emconta@ebc.com.br
Obrigado pela boa companhia.



Criado em 07/09/2016 - 12:42 e atualizado em 07/09/2016 - 09:53

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa