Em Conta alerta contra violência a idosos no Brasil

Este é o tema do programa pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
Repórter:
Eduardo Mamcasz
Idosos
Idosos Marcos Santos/USP Imagens

No Em Conta de hoje (15),  o convidado da Entrevista de Valor foi o presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap), Warley Martins Gonzales. Ele avalia que falta maior união para que os idosos tenham seus direitos garantidos pois são quase 50 milhões, sendo que 33 milhões recebem salário pelo INSS, onde o reajuste neste ano ficou abaixo da inflação oficial.
 
A coordenadora institucional do ProTeste, Maria Inês Dolci, também admite que apesar do Estatuto do Idoso em vigor, ainda são muitos os direitos deles que continuam sendo desrespeitados: "mesmo que continuem participando da economia e do sustento das famílias, são nas famílias onde, por incrível que pareça, mais costuma ter violência contra eles".
 
No Trocando em Miúdo, você fica sabendo os principais direitos que os idosos têm direito, nas áreas de saúde, transportes, filas, descontos em cultura e outros. E, principalmente, fica sabendo das penalidades previstas em lei para quem desrespeitar o idosos. Por exemplo: “Quem discriminar o idoso, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte ou a qualquer outro meio de exercer sua cidadania, pode ser condenado a pena que varia de seis meses a um ano de reclusão, além de multa”.
 
O Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões.
 
A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz (67 anos de idade).Continue participando: emconta@ebc.com.br 
 
 

Produtor
Cleide de Oliveira
Edição:
Eduardo Mamcasz
em
15/06/2015 - 12:38
atualizado em
15/06/2015 - 16:48