Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conjunto Época de Ouro celebra centenário de Abel Ferreira

Filhos do clarinetista, Leonardo Bruno e Vânia Ferreira, participam da

No programa do próximo sábado (1°), o conjunto Época de Ouro faz uma homenagem ao compositor Abel Ferreira. O programa, gravado na Sala Funarte Sidney Miller, centro do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (27), conta com participação dos filhos de Abel, Leonardo Bruno e Vânia Ferreira.

 

Falecido em 1980, Abel nasceu em 12 de fevereiro de 1915. Clarinetista, saxofonista e compositor, Abel Ferreira gravou seu primeiro choro, "Chorando baixinho", em 1942. No ano seguinte foi para o Rio de Janeiro tocar nos Cassinos e nas rádios. Fez duetos memoráveis com Zé da Velha e com Pixinguinha, com quem gravou "Ingênuo", em 1958.  Com seu estilo peculiar de tocar clarineta e saxofone, muitas vezes valendo-se do improviso, ficou conhecido como um dos criadores da "escola brasileira de sopro", que teria também entre seus formadores nomes consagrados como Pixinguinha e o saxofonista Luiz Americano.

 

Nesta semana, na ausência do titularJoão Carlos Carino, o programa é apresentado pelo maestro Jaime Alem. Assista ao programa no vídeo abaixo.

 

*Com informações do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira 

 



Criado em 27/07/2015 - 21:41 e atualizado em 03/08/2015 - 12:44

Mais do programa