Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

50 anos da Tropicália são revisitados em especial da Rádio MEC

Confira uma seleção musical com o essencial do movimento, além de depoimentos inéditos e gravações pertencentes ao acervo da Rádio Cultura de São Paulo, Rádio Nacional, Rádio MEC, TVE, TV Brasil

A Rádio MEC transmite nos domingos deste mês de outubro uma série especial de 5 episódios sobre os 50 anos da Tropicália. Música, mémória e bate-papo dão o tom dos programas que revisitam um dos mais importantes movimentos da cultura brasileira na segunda metade do século XX.

Programa 1: A foto da Capa
A capa do disco Tropicália é usada como ponto de partida para traçar uma história de como cada um dos artistas chegou a esse disco. O programa apresenta os fatos e datas mais emblemáticos para constituição desse movimento. A seleção musical vai acompanhar essa ‘chegada’ dos artistas ao Tropicália, mostrando o que já tinham gravado até então; também vai mostrar outros trabalhos musicais que influenciaram a concepção do disco. Como material complementar, apresentaremos algumas entrevistas feitas com os expoentes do movimento no final da década de 1960.

 

Programa 2 : Tropicália: um movimento e seus poetas
Torquato Neto, Capinam, Oswald de Andrade, Haroldo de Campos, Augusto de Campos, Décio Pignatari, Caetano e Gil, os poetas e a poesia que influenciou e deu forma às canções da Tropicália. Entrevistas com teóricos que estudaram esses poetas e material de acervo sobre eles, compõe o programa, juntamente com canções que exemplificam essas influências e trabalhos, tanto dos discos da década de 1960, quanto de trabalhos posteriores, como o LP Tropicália 2.

 

Programa 3: A Tropicália e as vanguardas artísticas
O programa vai abordar a relação do cinema, do teatro e das artes plásticas com a Tropicália. Glauber Rocha, Rogério Duarte, Hélio Oiticica, Zé Celso, Rubens Gershman, são alguns dos nomes abordados. As músicas feitas sob inspiração dessas outras artes e as músicas cinematográficas.

Programa 4 : A Tropicália e a revolução nos costumes
As canções de temática comportamental mais evidente, os valores burgueses em questão, a revolução sexual e os vestígios da repressão política.

Programa 5: Herdeiros tropicais
Onde, na música atual brasileira, há sinais de Tropicália no ar. Entrevistas e seleção musical com artistas como Céu, Lucas Santana e Pedro Luis.

Tropicália - 50 anos
Domingos de outubro: 01, 08, 15, 22 e 29
Rádio MEC AM Rio: Domingo, 20h
Rádio MEC FM Rio e Rádio MEC AM Brasília: Domingo, 21h
Apresentação: Raquel Ricardo
Produção: Adriana Ribeiro, Carlos Soca e Demarie Henriques
Realização: Rádio MEC e Rádio Cultura 

Criado em 26/09/2017 - 18:22

Mais do programa