Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trajetória do produtor Pedro Paulo Gil é relembrada em dois especiais

Programas serão apresentados pela Rádio MEC nesta segunda (30/04) e terça (01/05) às 20h30

Especiais Rádio MEC

No AR em 27/04/2018 - 15:15

Nesta segunda (30) e terça (01) as rádios MEC AM 800 Khz e MEC FM 99,3 apresentam o especial Pedro Paulo Gil, seis décadas de história no rádio brasileiro.

Quando menino – nos anos 40 – acompanhava as novidades do mundo por um aparelho de rádio na sala da família. Surgia ali a paixão pelo veículo onde atuou por seis décadas. O “sociólogo do jazz” ingressou no rádio, em 1949, atendendo a um convite de Roquette-Pinto, que criou uma equipe de jovens rádio educadores para um projeto de ensino à distância. Vinte anos depois era criado o projeto Minerva que durou 13 anos e formou 2 milhões de brasileiros no ensino fundamental. “Foi uma saga, naquela época não tínhamos satélites, a transmissão era por parábolas de 100 em 100 km. Mandávamos material de apoio pelos Correios...era muito engraçado porque a gente pretendia ensinar seringueiro a plantar seringa na Amazônia...e conseguimos.” O professor e produtor Pedro Paulo Gil conta no especial que logo ingressou no radioteatro. 

Ouça aqui o programa 1:

Ouça aqui o programa 2:

O produtor Pedro Paulo Gil
O produtor Pedro Paulo Gil, por EBC/ Neise Marçal

 

Em um ambiente frequentado por Manoel Bandeira, Drummond, Vinícius de Moraes, Paulo Mendes Campos, Mário Quintana entre outros, se encantou pela poesia. A literatura o levou a gravar em discos, obras de Fernando Pessoa, Mário Quintana e Manoel Bandeira. Com estilo coloquial que aproximava o ouvinte da programação, Pedro Paulo Gil fala de encontros especiais, com músicos internacionais no Rio de Janeiro. Com a chegada em 1961 de uma orquestra a rádio Mec, a música instrumental ganhou força e um projeto de importância histórica: Concertos para a juventude, aos domingos no Teatro Municipal.

Especiais Rádio MEC vai ao ar nesta segunda (30) e terça (01), às 20h30, na Rádio MEC FM Rio e na Rádio MEC AM Rio.

Criado em 27/04/2018 - 15:16

Mais do programa